terça, 27 de fevereiro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
04/07/2019 13h00

Cooperativas por um trabalho digno

As cooperativas são empresas centradas nas pessoas e no desenvolvimento comunitário, trabalhando o crescimento de cada um de forma coletiva. Elas comemoram o Dia Internacional do Cooperativismo neste sábado, 06.
Cooperativas por um trabalho digno

Cooperativas por um trabalho digno é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo comemorado neste sábado, dia 6 de julho. O objetivo é justamente reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.

Para o presidente da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), João Vânio Mendonça Cardoso, as motivações para mudar suas vidas e a comunidade onde estão inseridos, são fatores que movem a participação dos membros de uma cooperativa por promover o desenvolvimento integral, gerando emprego, renda e qualidade de vida. Em muitos lugares, ressalta Vaninho, se não fosse a existência de uma cooperativa elétrica, a energia, ainda hoje, provavelmente, não se faria presente. 

As cooperativas em todo o mundo, de acordo com uma estimativa recente, empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas, quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.

Além desses números, outros estudos confirmam que na comparação com o emprego em outros setores tendem a ser mais sustentáveis ao longo do tempo e distribuem-se mais uniformemente entre áreas rurais e urbanas.

Segundo o presidente da Cergral as cooperativas têm um papel essencial no desempenho para criação de empregos e no empoderamento econômico e social das comunidades. “As cooperativas são empresas centradas nas pessoas e no desenvolvimento comunitário, trabalhando o crescimento de cada um de forma coletiva”, acentua Vaninho.


História catarinense

O cooperativismo faz parte da história da Eletrificação Rural em Santa Catarina nos últimos 60 anos. “Nosso estado tem o maior índice de eletrificação rural no País, com 98% das propriedades energizadas. Podemos comemorar esse resultado devido a cooperação e parceria entre governo, concessionária, órgãos federais e as comunidades”, ressalta Vaninho.

Em Santa Catarina a Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento (Fecoerusc), beneficia com energia elétrica, através das suas 22 filiadas, 171.000 propriedades catarinenses, atendendo uma população de cerca de 650.000 usuários. As cooperativas são responsáveis pela operação e manutenção de cerca de 22.000 Km de redes, projetando, construindo e mantendo o sistema elétrico em suas respectivas áreas de ação. 


Sobre a data

O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho e o objetivo é aumentar a conscientização das cooperativas. Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução que proclamava o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional. A comemoração deste ano será o 25º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.