Geral
25/06/2019 23h25
Mais um caso de meningite é confirmado na região
Conforme Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, paciente é um menino de seis anos, de Balneário Gaivota.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) confirmou, na tarde desta terça-feira, 25, mais um caso de meningite bacteriana no Sul do estado. Os exames apontaram que o paciente, um menino de Balneário Gaivota, está com um tipo da doença causado pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). A criança tem seis anos e está internada em estado estável.
Nos últimos dias, a notícia de um caso suspeito no município deixou a população e os órgãos de saúde em alerta. No entanto, segundo a Dive, ao contrário da meningite causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, o tipo diagnosticado na criança não causa surtos. Por isso, não são necessárias medidas de quimioprofilaxia (uso de medicamentos para evitar a infecção em pessoas que tiveram contato com o paciente).
A orientação é para que a população adote hábitos saudáveis e medidas básicas de higiene, como lavar frequentemente as mãos, manter ambientes arejados e evitar aglomerações, assim como ter a carteira de vacinação em dia.
Outros casos
Até essa segunda-feira, 24, outros três casos foram registrados em pacientes da região: um de Turvo (identificado em janeiro), um de Criciúma (em abril) e outro de Imbituba (em junho). Nesse último, divulgado na semana passada, a adolescente, de 12 anos, morreu.
Em Santa Catarina, foram confirmados 20 casos de doença meningocócica e três óbitos.
Fonte: Dn Sul.