(vídeo) Quase cinco toneladas de tainha são capturadas na praia do Farol em Laguna
Com a safra em baixa para a época, a Festa da Tainha anunciada para ocorrer neste domingo, dia 23 de junho, no Farol de Santa Marta, foi transferida para 7 de julho.
Na manhã desta sexta-feira, 21, com a entrada do vento sul e a queda de temperaturas, o dia foi de comemoração para os pescadores. Na praia do Farol de Santa Marta, em Laguna, seguem acontecendo grandes cercos de tainha. Nas primeiras horas da manhã, os pescadores capturaram entre três e cinco toneladas do peixe.
Ontem, 20, na praia da Galheta, próximo ao Farol, cerca de quatro toneladas foram capturadas para alegria dos pescadores e comunidade local. Essa, até o momento é a maior quantidade de tainhas pescadas durante a atual temporada.
De acordo com o presidente Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc ), Ivo da Silva, em entrevista ao Portal ND, mesmo com a safra ainda fraca, a expectativa é de uma melhora com chegada do frio e a entrada do vento sul.
Festa da Tainha no Farol
Com a safra em baixa para a época, a Festa da Tainha anunciada para ocorrer neste domingo, dia 23 de junho, no Farol de Santa Marta, foi transferida para 7 de julho. ‘Estamos com dificuldades de garantir o número de tainhas necessárias para realizar o evento, postou a presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi), de Laguna, Maria Aparecida Ramos, a Cida.
Com informações de Agora Laguna
Imagens: Jornal Farol da Ilha
Foto: Elvis Palma