terça, 27 de fevereiro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
19/06/2019 19h47

Consultas pré-operatórias começam a ser realizadas no Hospital de Caridade de Jaguaruna

O Hospital de Caridade de Jaguaruna começa, na próxima segunda-feira, 24, a fazer as consultas pré-operatórias destinadas à realização dos primeiros procedimentos no novo centro cirúrgico da unidade.
Consultas pré-operatórias começam a ser realizadas no Hospital de Caridade de Jaguaruna
A ação vai marcar os dois anos de gestão do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) à frente do HCJ. A diretora do Hospital, Débora Costa, ressalta que a agenda para cirurgias de pequenas e médias complexidades serão agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "O hospital está habilitado pelo Sistema Único de Saúde a fazer cirurgias eletivas. Inicialmente, a unidade está capacitada a fazer 30 consultas por mês e poderá atender pacientes de toda a região", explica a diretora, que completa. "As cirurgias serão realizadas após a regulação do SUS aprovar os procedimentos, ou seja, o paciente fará a consulta e levará o laudo médico para o seu município de origem, onde precisará receber a autorização para a operação", explica.

Quanto às cirurgias particulares, o hospital também está habilitado e os pacientes podem agendar diretamente. O centro cirúrgico do HCJ estava fechado há mais de 10 anos e a sua reabertura, todo reformado e com novos equipamentos, foi uma das ações desenvolvidas pelo Ideas à frente do hospital nos últimos 24 meses. Em junho de 2017, quando o Ideas assumiu a direção, o hospital apresentava vários problemas na sua estrutura e, naquele momento, a prioridade foi a reforma do telhado. Em seguida, o trabalho foi intensificado na parte interna com pinturas, novas acomodações, trocas de forros, aberturas e novos aparelhos de ar-condicionado, entre outras benfeitorias desenvolvidas com apoio do poder público, da comunidade, da iniciativa privada e de grupos de voluntários. "Quando o Ideas assumiu, o hospital não tinha sequer a documentação necessária para operar, apesar dos mais de 50 anos de fundação", lembra o conselheiro do Ideas, Roberto Benedetti.

O hospital também conseguiu realizar, recentemente, partos humanizados em situação de emergência. Foram quatro partos no período em que a cidade estava praticamente isolada por causa do excesso de chuvas, que causaram alagamentos e a interdição da ponte no principal acesso a Jaguaruna. "Muitos funcionários tiveram de dormir no hospital", lembra a diretora Débora Costa.

"Para nós do Ideas, humanização no atendimento hospitalar não é conceito e não é expressão, é desafio aceito e praticado diariamente em cada uma das unidades hospitalares e ambulatoriais administradas por nossas equipes. E no Hospital de Caridade de Jaguaruna não poderia ser diferente", ressalta o conselheiro, o médico Dr. Benedetti.

Fonte: Folha Regional.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.