sexta, 01 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
27/05/2019 20h55

Gostinho de infância: há mais de 60 anos marca tubaronense é destaque com produção artesanal

O biscoito salgado e as massas fabricadas de forma artesanal fazem parte das refeições de centenas de famílias da região há mais de 60 anos.

Lembra-se daquela bolachinha salgada crocante, redondinha, com gostinho de infância? Grande parte das pessoas que moram na região Sul de Santa Catarina já deve ter saboreado os biscoitos tradicionais da marca Jucil ou ainda a massa tipo talharim também fabricada de forma artesanal pela empresa.

Talvez você não saiba, mas o biscoito artesanal, com sabor equilibrado que agrada o paladar de centenas de pessoas, é feito em Tubarão. Hoje nas redes sociais, a cada postagem da produção dos biscoitos, dezenas de pessoas compartilham suas experiências com o produto que conquistou as famílias, na hora daquele cafezinho, como aperitivo e até no lanche das crianças e adultos.

A empresa familiar que abastece estabelecimentos de diversas regiões do Estado iniciou suas atividades em 26 de Julho de 1951, sob denominação dos irmãos Junkes S.A. Atualmente, os produtos Alimentícios Jucil LTDA estão sob o comando da empresária Raquel Schmitz de Aguiar Fernandes. Ela assumiu o legado deixado pelo pai Vianei Almeida de Aguiar, que em 1963 tomou a direção da empresa ao lado do sócio Mario Prognoli.



O início

Em julho de 1951 iniciava a empresa de produção de massas, biscoitos e pães sob o comando dos irmãos Junkes S.A. Após mais de 10 anos de atuação, a empresa sofreu uma queda nas finanças e o empreendedor Vianei Almeida de Aguiar, ao lado do sócio Mario Prognoli assumiu o empreendimento praticamente falido. Com foco e motivação, os sócios trabalhavam de domingo a domingo para levantar o nome da empresa. Em 1975, depois de muito trabalho, a Jucil se tornou LTDA. Foram mais de 40 anos de sociedade preservando as tradições e a qualidade do produto artesanal.

Segunda geração

A empresa passou por várias alterações. Com a necessidade de transformações houve mudança na administração, garantindo a legitimidade da tradição de pais para filhos. Pai de três filhos, Vianei contou com o apoio de um deles - sua filha Raquel - que iniciou suas atividades na empresa em 1993. “Sempre acompanhei meu pai na administração, mas não imaginava que daria continuidade a este legado. Passamos por momentos difíceis, mas gratificantes”, afirma a empresária.

Ela conta que com a morte do pai, decidiu conversar com os irmãos e assumir o comando da empresa. A Jucil por muito tempo manteve os processos de produção e administração artesanais. Foi quando a nova direção inseriu tecnologias com a informatização do setor administrativo. “Vim pra ajudar meu pai e fui ficando e agora queremos continuar o desenvolvimento dos nossos produtos com o auxílio da tecnologia sem perder a qualidade artesanal”, relata Raquel.

Terceira geração

A família segue no comando da empresa e agora a empresária Raquel conta com o auxílio da filha Marina de Aguiar Zanini Fernandes, de 29 anos, mantendo a sucessão familiar. “Iria cursar Direito, mas vi a necessidade de auxiliar minha mãe na empresa e me formei em processos gerenciais e estamos investindo em novas ações para dar continuidade ao trabalho do meu avô”, conta Marina.

Hoje a marca conta com uma variedade de massas tipo talharim, espaguetti, talharim caseiro, talharim com ovos, além de deliciosos biscoitos tradicionais tipo água e sal, cream craker, maria, maizena. A Jucil mantém a produção de forma artesanal, sem utilização de equipamentos automatizados, tornando-se um diferencial, oferecendo produtos de extrema qualidade com delicioso sabor caseiro. “Nosso foco é continuar com a expansão da empresa e estamos estudando o retorno da produção de pães. A empresa ficou por quase dois anos sem conseguir produzir os biscoitos e com o retorno recebemos muitos pedidos e o reconhecimento dos consumidores que gostam do sabor e nos incentivam a continuar a produção nesta empresa que já está com 67 anos de histórias”, ressalta a proprietária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.