Geral
08/05/2019 09h29
Deputados sugerem solução para a Latam em Aeroporto Regional em Jaguaruna
Parlamentares estiveram nesta terça com o presidente da ANAC em Brasília.
Por nota, ontem à noite, 07, a Latam estendeu a suspensão dos seus voos pelo aeroporto de Jaguaruna até o dia 11. No sistema da companhia, segue sendo possível adquirir bilhetes somente a partir de 16 de maio. A empresa insiste que só voltará a operar tendo em mãos um documento que foi encaminhado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, expedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e que garante as necessárias condições de segurança exigidas.
Para esclarecer o impasse - a Latam está há quase um mês com operação suspensa na região - os deputados que integram a bancada do sul na Câmara Federal estiveram em audiência com a direção da ANAC.
"A Latam se recusa a operar pois há exigência do seguro sobre efetivo do Corpo de Bombeiros e o próprio carro. Para isso, o governador Carlos Moisés nos pediu três meses para que opere", lembra a deputada Geovania de Sá, que participou da reunião junto com os colegas Daniel Freitas (PSL) e Ricardo Guidi (PSD) com o presidente José Ricardo Botelho, da ANAC. "Entendemos a situação da Latam", completou.
A deputada anunciou que, em audiência na próxima segunda-feira, os parlamentares pedirão ao governador para flexibilizar a solução. "Se tem essa cobertura no momento em que há a aterrisagem e decolagem da Latam, teríamos essa tranquilidade. Até que o novo efetivo que vai operar 24 horas ali esteja treinado", informa. "Vamos pedir ao governador esse paliativo para o atendimento exclusivo à Latam", detalhou.
Os bombeiros serão realocados de outros aeroportos para ficarem durante os três meses necessários para o treinamento do efetivo de Jaguaruna, para garantir que os voos voltem a operar. "Ou do aeroporto de Joinville, ou de Florianópolis, trazer pessoal todos os dias das 12h às 18h, para contemplar a exigência da Latam", reforçou Geovania.
Fonte: 4oito