Geral
04/05/2019 17h10
Chuva de meteoros do rastro do Halley iluminará o fim de semana
Pedaços de gelo e de poeira deixados pelo cometa no espaço irão entrar na atmosfera da Terra na madrugada de sábado para domingo.
Uma chuva de meteoros irá iluminar a madrugada de sábado para domingo. A Terra cruzará o rastro deixado pelo cometa Halley no espaço e diversos feixes de luz surgirão no céu.
A fenômeno do fim de semana é chamado de Eta Aquarídeos. O nome indica aos astrônomos a "origem" dos meteoros que cruzam a atmosfera do planeta.
"Por uma questão de perspectiva, toda chuva de meteoro parece vir da direção de uma constelação. A chuva de meteoro Eta Aquarídeos, por exemplo, aparenta vir da constelação de aquário e por isso recebe esse nome", explica o professor do departamento de Astronomia da USP Roberto da Costa.
As letras do alfabeto grego são usadas na astronomia para determinar a sequência das estrelas mais brilhante de uma constelação. No caso, esta corresponde à sétima letra e, portanto, é uma referência para a sétima mais brilhante de Aquário.
O astrônomo explica que os meteoros cruzam o céu o tempo todo, mas nem sempre é possível ver. Em comparação com uma estrela cadente, a principal diferença é o intervalo de tempo da entrada de cada meteoro na atmosfera.
A constelação de aquário surgira na linha do horizonte por volta das 2h30 da manhã, de sábado para domingo, mas o melhor horário para observar o Eta Aquarídeos é das 3h até o amanhecer do dia.
Fonte: R7