Geral
07/02/2019 20h09
Hoje (7) tem pré-carnaval no Centro Histórico; Nesta sexta-feira será no Mar Grosso
As cinco escolas de samba de Laguna vão apresentar seus passistas, bateria, rainha, mestre-sala e porta-bandeira.
Vila Isabel e Democratas estarão no Centro Histórico abrindo mais um dia do pré-carnaval. As baterias serão ouvidas a partir das 22h na rua Jerônimo Coelho, neste dia 7.
Uma realização da Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna, com apoio da Fundação Lagunense de Cultura e da Secretaria de Turismo. O governo municipal disponibilizou R$ 250 mil para o evento.
As cinco escolas de samba vão apresentar seus passistas, bateria, rainha, mestre-sala e porta-bandeira, a comissão de frente é opcional. Não existe competição, as apresentações são abertas ao público. Tradição de 70 anos, um ensaio aberto para moradores e turistas.
Mar Grosso vai ter ensaio geral com todas as escolas na sexta-feira, dia 8
O evento está programado para iniciar as 21h, com participação das cinco escolas.
As ruas transversais no trecho sentido Atlântico Sul até Flipper Hotel, no Mar Grosso, estarão fechadas: Rua Criciúma, rua Plínio Nobre, rua Orleans e rua Urussanga.
No trecho entre o Hotel Atlântico Sul e Hotel Flipper, na avenida Senador Galotti, a Guarda Municipal vai estar orientando os motoristas para não estacionarem seus veículos, para melhor mobilidade do público e integrantes das escolas.
Os ônibus da linha Mar Grosso/Cabeçuda no período das apresentações das escolas de samba irão utilizar rua Engenheiro Gafree.
O intuito é apresentar as escolas para moradores e turistas, divulgando o pré-carnaval e o samba tradição de Laguna, com mais de 70 anos.
Apresentações
Dia 9 - Sábado
Xavante - Vila Isabel e Mocidade Independente
Dia 10 - Domingo
Democratas e Brinca quem Pode
Dia 14 - Quinta-feira
Brinca quem Pode e Democratas
Dia 15 - Sexta-feira
Xavante, Mocidade Independente e Vila Isabel
Dia 16 - Sábado
Democratas, Vila Isabel e Mocidade Independente
Dia 17 - Domingo
Xavante e Brinca quem Pode
Dia 21 - Quinta-feira
Brinca quem Pode e Democratas
Dia 22 - Sexta-feira
Vila Isabel, Mocidade Independente e Xavante
Dia 23 - Sábado
Brinca, Xavante e Mocidade Independente
Dia 24 - Domingo
Brinca quem Pode, Xavante, Mocidade Independente, Democratas e Vila Isabel
Escolas de samba:
Xavante - tema: Colonização de Santa Catarina.
Fundada em 22 de fevereiro de 1946. Primeira escola de samba oficial de Laguna. O nome originou das fantasias dos seus fundadores que pulavam o carnaval fantasiados de índios, maioria pertencia ao bloco de salão Bola Preta.
Brinca quem Pode - tema: Mistério do Mar.
Data de fundação de 17 de fevereiro de 1947. Há duas versões para o nome: a primeira é que foi inspirada num bloco existente em Florianópolis. A segunda refere-se à improvisação do carnaval, onde cada um brincava como podia.
Vila Isabel - tema: Helinho, o menino da Vila.
Fundada em 13 de maio de 1958. O nome surgiu pela simpatia que os integrantes tinham com a Vila Isabel do Rio de Janeiro.
Os Democratas - tema:Japão
Janeiro de 1958 foi a data que nasceu o grupo. No início a primeira formação chamava-se Bloco Rancho.
Mocidade Independente - tema: Magia da lua
Fundação em julho de 1980. O nome foi devido a grande parte dos fundadores torcia pela escola carioca Mocidade Independente de Padre Miguel.