sábado, 31 de outubro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
22 ºC 12 ºC
Geral
24/01/2019 17h00

Teste de fumaça localiza ligações irregulares de esgoto em Laguna

A Operação Lacre Ambiental iniciou uma nova fase nesta semana, a Casan com um equipamento insuflador de fumaça inspecionou as redes de esgoto do Mar Grosso, trabalho conjunto com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
Teste de fumaça localiza ligações irregulares de esgoto em Laguna
Foram apenas 60 segundos e duas irregularidades foram constatadas. A Operação Lacre Ambiental iniciou uma nova fase nesta semana, a Casan com um equipamento insuflador de fumaça inspecionou as redes de esgoto do Mar Grosso, trabalho conjunto com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O sistema da rua Saul Ulysséa foi o primeiro a passar pelo teste.

Com o chamado teste de fumaça, no qual é lançada uma fumaça atóxica na rede pública operada pela companhia, é possível identificar um conjunto de inadequações.

Entre elas, ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto, a existência de poços de visita (local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos) de caixas de inspeção quebradas (local em que o morador faz a conexão de seu sistema à rede da Casan) e de tubos quebrados. Também será possível identificar imóveis com instalações pluviais, como calhas e ralos, ligados na rede de esgoto.

Caso a fumaça saia na caixa de inspeção da Casan, localizada na calçada na frente da residência ou edifício, existe uma possível regularidade, caso contrário, fiscais da Flama, Vigilância Sanitária e o Departamento de Fiscalização de Obras são acionados para verificação. Fumaça saindo no banheiro ou na pia da cozinha, por exemplo, é inspecionado o local, conforme recebe notificação ou multa.

Novas frentes de trabalho com a máquina irão decorrer nas próximas semanas e meses no Mar Grosso. A operação Lacre Ambiental não tem prazo para encerrar.

Com o insuflador de fumaça, o trabalho de acordo com o técnico da Casan, Diego Souza, a ação é mais rápida, pois não é preciso abrir toda a rua para localizar irregularidades.

Enquanto uma equipe estava inspecionando com o teste da fumaça, outro grupo estava trabalhando na drenagem da rua Paulo Querino, na imediações da Praça do Vila. Tubos estão sendo substituídos e caminhões hidro-jatos estão limpando a rede.

A presidente da Flama, Deise Daiana Xavier Cardoso, alerta os moradores para "procurarem à Casan de Laguna para verificar se a ligação cloacal da sua casa, edifício, comércio está regularizada. No tocante à tubulação pluvial, (água da chuva), as ligações devem desembocar nas sarjetas onde a água será conduzida até as bocas-de-lobo e nunca estarem ligadas na rede de esgoto. É importante que a população saiba que esgoto e águas pluviais não podem estar juntos na CI - Caixa de Inspeção da Casan. A equação é simples: Esgoto, na rede da Casan, e águas pluviais (água da chuva), nas sarjetas."

Ação conjunta da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Secretaria de Obras, Secretaria de Planejamento, Vigilância Sanitária, Gabinete do Prefeito, Casan e Guarda Municipal.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia