segunda, 26 de outubro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
30 ºC 19 ºC
Geral
18/01/2019 19h20

Museu Histórico Anita Garibaldi: Com visita de mais de 3 mil turistas, horário será ampliado

Num único dia, 369 visitantes passaram no Museu Histórico Anita Garibaldi. Recorde de público no início do ano.
Museu Histórico Anita Garibaldi: Com visita de mais de 3 mil turistas, horário será ampliado
Para atender a demanda da temporada, a Fundação Lagunense de Cultura vai aumentar seu horário de atendimento ao público, abrindo nas segundas-feiras à tarde e com uma hora a mais nos outros dias.

Num único dia, 2 de janeiro, 369 visitantes passaram no Museu Histórico Anita Garibaldi. Recorde de público no início do ano. Totalizando o mês de dezembro com o feriado de natal e réveillon, mais de três mil pessoas conheceram a história da cidade.

Novos horários

Segundas-feiras: das 13h às 19h. (período da manhã - fechado para manutenção do acervo e das instalações)

Terça a domingo - 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

Ingressos

R$ 6,00 (inteira)

R$ 3,00 (meia)

Para moradores de Laguna a entrada é gratuita. Os recursos arrecadados são destinados para manutenção do acervo, principalmente para o novo projeto museográfico da exposição. O Museu Histórico Anita Garibaldi e Casa de Anita irão passar por uma nova repaginação neste ano, com a finalização da reforma da Casa de Anita, prevista para os próximos meses.

De acordo com o museóloga Mirela Honorato, responsável pelo espaço, " é tudo aplicado integralmente no museu", esclarece.

História do lugar

A construção do Paço do Conselho foi iniciada em 1735, foi terminada no final do século XVIII, seu alicerce e paredes foram erguidos com areia, pedras e cal, oriundo dos sambaquis, onde as conchas foram trituradas e misturadas com o barro. O prédio é um dos monumentos mais antigos do sul do Brasil.

Conhecido como Edifício de Câmara e Cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara que se proclamou a República Catharinense Livre e Independente (1839). Com o surgimento, no Rio Grande do Sul, do movimento dos farrapos contra a monarquia, ocorre em 1836, a Proclamação da República Rio Grandense, e a necessidade de um porto marítimo contribuí para a tomada da Vila de Laguna, em Santa Catarina.

No dia 22 de julho de 1839, as forças farroupilhas, com a ajuda de Giuseppe Garibaldi (1807 – 1882), político e militar revolucionário italiano, tomaram a Vila e proclamaram a República Juliana. O fato ocorreu no prédio da Câmara, hoje museu Anita Garibaldi, na frente do espaço tem uma estátua de bronze em homenagem a heroína. Com o passar dos anos ele foi abandonado, algum período ocupado por departamentos municipais, inclusive a biblioteca. Em 1949, o prédio voltou a ser utilizado, definitivamente como Museu Anita Garibaldi, onde encontra-se nesta edificação desde 31 de julho de 1949.

O espaço guarda um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, também de grupos indígenas que viveram na região. Outros objeticos relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, como peças de porcelanas, utensílios domésticos e móveis podem ser visitados. Também objetos pertencentes ao Jerônimo Francisco Coelho, considerado pai da imprensa de Santa Catarina. O acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo, músico popular das décadas de 50 e 60, estão no local.

Na frente do prédio está a famosa estátua de bronze de Anita Garibaldi, uma homenagem com mais de três metros de altura para a lagunense heroína de dois mundos.

Onde fica

Na Praça República Juliana, no centro histórico, na rua Raulino Horn.

Agendamento

As escolas e grupos organizados podem agendar sua visita pelo email: [email protected]
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia