quinta, 26 de novembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
30 ºC 21 ºC
Geral
17/01/2019 09h23

Serra do Corvo Branco poderá ser liberada apenas durante o dia

Segundo o laudo apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Defesa Civil, (SDC), o risco é considerado muito alto e a indicação é para a continuidade da interdição.
Serra do Corvo Branco poderá ser liberada apenas durante o dia
Na manhã desta quarta-feira, 16, foi realizada na prefeitura de Grão-Pará, uma reunião para a avaliação da situação da SC-370 e da Serra do Corvo Branco. Segundo o laudo apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Defesa Civil, (SDC), o risco é considerado muito alto e a indicação é para a continuidade da interdição. Da mesma forma, o relatório sugere o monitoramento topográfico e visual diário para o acompanhamento da situação. “Para a liberação total da rodovia são necessárias obras estruturantes, de recomposição de aterro, contenção e reforço na sinalização”, explicou o geólogo da SDC, Humberto Alves da Silva.

Durante a reunião ficou acertado que a SC-370 e a Serra do Corvo Branco permanecem interditadas até que ações para a redução de riscos sejam realizadas. Dentre elas: impedimento de tráfego de veículos pesados, sinalização adequada, barreiras físicas a margem da rodovia, limpeza da drenagem, desvio na área de escorregamento, monitoramento diário e o fechamento durante a noite para o tráfego de todos os tipos de veículos. Após a conclusão destas ações a via será liberada parcialmente, ou seja, apenas durante o dia. Em paralelo será realizada a busca de uma solução definitiva.

Participaram do encontro representantes das prefeituras da região, das secretarias de Estado da Defesa Civil (SDC) e da Infraestrutura, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e defesas civis municipais da região.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, o problema da Serra do Corvo Branco se arrasta há décadas e a população não pode conviver mais com o alto risco que estão expostos todos os dias na SC-370 e na Serra do Corvo Branco. “Estamos juntos buscando o mais rápido possível a liberação do local. Entendemos a importância da via para os moradores da região, por isso, pedimos paciência, pois os órgãos estão trabalhando buscando a normalidade”, destacou o secretário.

A precariedade da Serra do Corvo Branco foi agravada no último sábado, 12, após uma forte enxurrada que atingiu os municípios de Grão Pará e Rio Fortuna. A interdição ocorreu na noite da última segunda-feira, 14, após a avaliação da equipe técnica da SDC. O bloqueio ocorre no trecho da SC-370, entre o distrito de Aiuerê, em Grão Pará, e o topo da Serra, em Urubici. A interdição está sendo realizada por barreiras físicas, com o apoio PMSC.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia