quinta, 29 de outubro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
24 ºC 16 ºC
Geral
16/01/2019 15h40

Alerta de temporais é emitido para SC

O alerta foi emitido há cerca de 20 minutos para pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, nas áreas de divisa com o RS. A temperatura do mar está mais alta que o normal na costa catarinense, o que tem contribuído para noites mais abafadas e favorecido as chuvas de verão
Alerta de temporais é emitido para SC
 



Avisos


 sirene ok    16/01/2019

15h05min - Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, nas áreas de divisa com o RS, nas próximas 2 horas.

 









---------------------


OBSERVAÇÃO - 16/01 13:40 - Pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.




ATENÇÃO - 16/01 14:06 - Pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado para Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos, Capinzal, Cerro Negro, Itá, Paial e Seara na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO - 16/01 14:46 - Pancadas de chuva com raios, risco de temporal isolado e granizo para Concórdia na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.




DADOS REGISTRADOS - 16/01/2019 - Temperatura do mar está mais alta que o normal na costa catarinense

Além das temperaturas muito altas registradas no continente durante esse verão, tendo valores de aproximadamente 40ºC, o oceano encontra-se bastante aquecido também junto a costa catarinense. O mapa disponibilizado pelo NCEP/NOAA, feito através de informações de satélite e dados obtidos de navios e bóias oceanográficas, mostra que a temperatura da água do mar apresenta valores de 27 à 30ºC, sobretudo de Florianópolis ao Litoral Norte, onde as marcas se aproximam dos 30ºC.


Comparando com a climatologia de 1981-2010, vê-se que temos grandes áreas de anomalias positivas, ou seja, regiões onde o mar está mais quente que o normal. De Florianópolis ao Litoral Norte, por exemplo, a água está cerca de 2ºC mais quente em relação a climatologia.

Essa condição de águas mais quentes tem contribuído para noites mais abafadas e também favorecido uma maior quantidade de umidade na faixa leste, o que contribui para as chuvas de verão, que tem acontecido diariamente.






Quarta-feira (16/01):

Tempo: variação de nuvens, com mais aberturas no Oeste e Meio Oeste de SC. Na tarde e noite pancadas isolada de chuva com trovoada em todas as regiões. Risco de temporal.

Temperatura: alta.

Vento: noroeste e sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

Sistema: massa de ar quente e úmida em SC com deslocamento de frente fria pelo litoral. No decorrer da tarde formação de áreas de instabilidade devido ao calor.

Quinta-feira (17/01):

Tempo: mais nuvens pela manhã do Planalto ao Litoral, com chuvisco no Litoral Norte na madrugada. Aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, com risco de temporal.

Temperatura: elevada, mais alta no Litoral Norte.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: deslocamento de frente fria pelo litoral de SC. No decorrer da tarde formação de áreas de instabilidade devido ao calor.

Sexta-feira (18/01):

Tempo: muitas nuvens na maior parte do dia, com chuva na madrugada e início da manhã na maior parte de SC. Mais encoberto no Litoral Norte. No decorrer da tarde e noite ocorrem pancadas isoladas de chuva com trovoada em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, amenizando em relação aos dias anteriores a partir da noite.

Vento: sudeste, com variação de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e variações de leste no Litoral Norte, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Sábado (19/01):

Tempo: muitas nuvens em SC, com aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste e encoberto com chuva fraca do Planalto ao Litoral devido a áreas de baixa pressão no litoral de SP, PR e SC. No decorrer da tarde a instabilidade causa pancadas de chuva em todas as regiões.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: nordeste fraco a moderado, passando a sudeste com rajadas fortes a partir da tarde.

Domingo (20/01):

Tempo: sol com pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação, agradável em relação aos dias anteriores.

Vento: sudeste moderado a forte na madrugada e fraco a moderado no decorrer do dia. Á tarde vento de nordeste fraco no Oeste e Meio Oeste.

TENDÊNCIA de 21 a 30 de janeiro de 2019

Maior parte do período com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, típicas de verão, com temporais localizados para o Oeste e Litoral Norte.

Foto holística

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia