sábado, 28 de novembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
28 ºC 20 ºC
Geral
11/01/2019 18h15

Joares Ponticelli será o segundo prefeito de Tubarão a presidir a Fecam

Joares Ponticelli será o 48º prefeito a presidir a federação que representa os 295 municípios catarinenses.
Joares Ponticelli será o segundo prefeito de Tubarão a presidir a Fecam
Quando assumir o cargo de presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na próxima terça-feira (15), Joares Ponticelli se tornará o segundo prefeito de Tubarão a ficar à frente da entidade. No início dos anos 90 Estener Soratto da Silva ocupou a mesma função.

Soratto foi presidente no período de 20 de março de 1990 a 19 de março de 1991, quando foi sucedido pelo então prefeito de Concórdia Odacir Zonta. Joares Ponticelli será o 48º prefeito a presidir a federação que representa os 295 municípios catarinenses. O prefeito de Tubarão assume com a missão de manter a defesa por um novo Pacto Federativo, identificar e disseminar as boas práticas municipais e focar no fortalecimento das Associações de Municípios no processo de desenvolvimento do estado.

O nome de Ponticelli foi indicado em chapa consenso pelos prefeitos e prefeitas indicados ao processo eleitoral pelas 21 Associações de Municípios. Junto com o prefeito de Tubarão, os novos membros da diretoria e conselhos da Federação contemplam as representações regionais. Ele destaca que o momento de início de mandatos de governos e Congresso exige uma agenda pró-ativa que envolva os poderes e as entidades para reforçar as demandas municipalistas. “Criar um canal entre o governo do Estado e os municípios, por meio das Associações Municipais, e a Fecam com papel importante dentro desse processo”, destaca Ponticelli.

O novo presidente acredita que as associações devem assumir o protagonismo de representação regional e que em Brasília se concentrarão esforços para que os municípios, por meio da Fecam, busquem autonomia na aplicação de recursos. “O cidadão não mora no Estado ou na União. Ele mora em uma rua de um bairro, de um município e é lá que os problemas dele precisam ser resolvidos”, justifica.

Chapa

A chapa para as eleições da Fecam é também formada pelo prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI), Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá (AMUNESC), Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga (AMEOSC), Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode (AMMVI), Ércio Kriek, como 1º secretário e o prefeito de Mafra (AMPLANORTE), Wellington Roberto Bielecki, como 2º secretário.

O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam uma diretoria pluripartidária e contemplam todas as regiões do estado.

Evento 

A composição da chapa foi publicada no DOM, conforme prazos que correm com base no regulamento eleitoral. A eleição acontecerá no dia 15 de janeiro, em atos que iniciam às 13h30, no Auditório Milton Fett, da Federação das Indústrias de Santa Catarina - FIESC.

A posse será realizada após a palestra sobre “Cenários 2019: a política e a economia no radar de Santa Catarina”, que começa às 15 horas. A palestra será apresentada pelo doutor em economia, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samuel de Abreu Pessôa. Na mesma data e local ocorrem a eleição das outras entidades do Sistema FECAM: EGEM, CIGA, ARIS e CIMCATARINA.

Trajetória política

Na trajetória política, Joares assumiu como vereador, deputado estadual por quatro mandatos, líder de governo, de bancada, presidente da Assembleia Legislativa quando assumiu o Governo do Estado em 2013. Foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale (2012) e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (2007-2012). Ocupou os cargos de primeiro-secretário da União de Parlamentares do Mercosul – Bloco Brasileiro (2002/2003) e 3º vice-presidente da mesma entidade (2009/2010). Presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) em 2017. Em 2018 atuou como membro titular do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Atualmente é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) – gestão 2017/2019.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia