Depois de sete dias com os reservatórios praticamente zerados, as equipes da Superintendência de Saneamento de Imbituba e da empresa que capta e abastece o município conseguiram restabelecer, nesta sexta-feira (04), o fornecimento de água à população.
“Hoje (4), estamos com todos os reservatórios cheios e toda a rede pressurizada. Se tiver algum problema é muito pontual, nas partes mais altas do município. Acreditamos que, em poucas horas, estaremos com toda a população recebendo água em casa”, disse o Superintendente de Saneamento de Imbituba, João Batista Alano.
Quase todos os bairros da cidade foram atingidos com o desabastecimento. Só as comunidades mais baixas sofreram menos com a falta d’água. A situação chegou a esse ponto em virtude do número alto de habitantes registrado em Imbituba nessa época do ano.
Estima-se que a população, de aproximadamente 44 mil habitantes no inverno, tenha triplicado entre o Natal e a virada de ano. Com isso, aliado ao alto consumo, os reservatórios não conseguiram atender a demanda. Hoje, Imbituba tem produzido 13,5 milhões de litros de água por dia. Esse número chega ser 38% maior do que na baixa temporada.
Para evitar novos desabastecimentos, a prefeitura vai investir, por meio de licitação, até meados de fevereiro, na implantação de um novo painel de acionamento das bombas para captação e abastecimento. Esse equipamento permitirá que sejam produzidos 18 milhões de litros de água por dia.
“A intenção é aumentar a capacidade já no próximo mês. Além disso, estudamos a reativação do reservatório que era usado pela ICC (Indústria Carboquímica Catarinense). Ele permitirá que tenhamos uma maior reserva de água para épocas como essa, de temporada e carnaval”, disse o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.
Além de Imbituba, que teve parte da população desabastecida entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro, outros municípios passam por dificuldades no abastecimento de água à população, como Laguna, Florianópolis, Tijucas e Navegantes.