domingo, 20 de setembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
22 ºC 14 ºC
Geral
31/12/2018 18h01

Posse de Jair Bolsonaro movimenta capital federal

Por questões de segurança, os turistas que forem a Brasília somente para a posse presidencial não poderão visitar importantes atrativos da Praça dos Três Poderes como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Posse de Jair Bolsonaro movimenta capital federal
A capital federal pode receber entre 250 mil e 500 mil pessoas para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro neste dia 1º de janeiro, segundo a expectativa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O movimento gerado pela posse também impactará os hotéis da cidade.

Com 279 estabelecimentos de hospedagem, a rede hoteleira espera que a ocupação supere os 85%, de acordo com estimativa da Secretaria de Turismo do DF.

Mesmo com o funcionamento do comércio em horário especial, com shoppings e lojas fechando no dia 1º, segundo a Fecomércio DF, a posse presidencial vai mudar a rotina de fim de ano. A expectativa do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar-DF) é que a movimentação da cidade reflita nos restaurantes. Pelo menos 10% deles devem abrir as portas para atender o público que vai lotar a cidade.

A posse presidencial também tem movimentado o Aeroporto de Brasília. Para este mês, a previsão da Inframérica, responsável pela administração do aeroporto, é 118 voos extras. A movimentação aérea deve ser de 11.225 pousos e decolagens, com maior fluxo no dia 1º de janeiro.

Por questões de segurança, os turistas que vierem a Brasília somente para a posse presidencial não poderão visitar importantes atrativos da Praça dos Três Poderes como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. A visitação está suspensa até o dia 3 de janeiro, devido aos preparativos para a cerimônia de posse. Já as visitas guiadas ao Congresso serão retomadas no dia 4 de janeiro.

Foto/Fonte: Marcello Casal Jr/Agência Brasil




A posse - Ensaio

O ensaio fez o mesmo trajeto que Bolsonaro deve seguir no dia primeiro de janeiro. Além do desfile em carro fechado, desta vez o público não teve acesso ao ensaio. O acesso à Esplanada foi interditado na altura da Rodoviária de Brasília, com bloqueio aos ministérios e à Praça dos Três Poderes.

Pelo cronograma, o desfile do cortejo presidencial da catedral até o Congresso ocorrerá por volta das 14h45, com previsão de início da sessão solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados às 15h.

Após o Congresso, foi encenada a ida do presidente ao Palácio do Planalto, para a passagem da faixa presidencial e, por último, o cortejo chegou ao Itamaraty,  onde será realizada uma recepção para convidados e diplomatas.

A previsão é que Bolsonaro chegue ao Planalto às 16h30 e receba a faixa presidencial logo em seguida. Na sequência, deverá fazer um pronunciamento oficial à Nação. A recepção no Itamaraty está prevista para começar as 19h, após Bolsonaro ter recebido os cumprimentos de chefes de Governo e Estado e ter nomeado os novos ministros no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia