segunda, 18 de janeiro de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
ºC ºC
Geral
30/12/2018 20h15

Réveillon dos pets: cuidados com os fogos de artifício

Saiba como proteger os animais do maior terror para eles durante a virada.
Réveillon dos pets: cuidados com os fogos de artifício
Para algumas pessoas, planejar o réveillon é uma missão que inclui um importante integrante da família: os pets. Os fogos de artifício, que tanto alegram a celebração, se tornam um martírio para os aguçados e sensíveis ouvidos dos animais. Pensando nisso, tutores buscam alternativas, como levá-los a lugares afastados e protegidos dos estrondos.

Leandro Romano, coordenador do curso de medicina veterinária da Anhanguera de Campo Limpo, explica que o forte barulho é um grande causador de problemas para os animais, em particular nos cães. “Eles tendem a procurar o tutor constantemente, com o intuito de se proteger. Os gatos, comumente, somem de vista, desaparecem por um intervalo, procurando abrigo seguro.”

A médica veterinária Julia Oliveira de Camargo explica que, como a audição dos bichos é mais forte que a dos humanos, barulho alto causa estresse, medo e ansiedade. Em casos extremos, faz com que os animais se joguem da sacada de apartamento, por exemplo. “Já ouvi também relatos de animais que sofreram convulsões.” Cães idosos podem, inclusive, sofrer infarto.

Passa a passo

Não deixe o animal sozinho: é indicado que o tutor deixe o cão em quarto preparado e aconchegante e fique junto ao pet. Isso evita acidentes e, muitas vezes, serve como ferramenta para minimizar o medo do animal.

Coloque algodão no ouvido: a medida é simples, basta enrolar um chumaço de algodão e colocar no ouvido do pet. O item deve ficar firme para não cair da orelha durante o momento de agitação, porém, é preciso tomar cuidado ao introduzir o algodão para não machucar o animal.

Prepare o ambiente: para segurança do pet, prepare um quarto com os brinquedos preferidos e as comidas/petiscos de que ele goste. Mantenha as janelas e as portas fechadas. Como muitos animais se escondem por conta do barulho e podem acabar buscando abrigo em locais perigosos, a melhor saída é criar um refúgio em um ambiente seguro.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia