sexta, 30 de outubro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
21 ºC 12 ºC
Geral
30/11/2018 08h50

Tempo segue instável com previsão de chuva em SC nos próximos dias

Há um sistema cavado sobre o Sul do Brasil com a aproximação de uma frente fria. Podem ocorrem pancadas de chuva. Confira a previsão para o próximo trimestre
Tempo segue instável com previsão de chuva em SC nos próximos dias



Tempo segue instável  com previsão de chuva em SC nos próximos dias

Sexta-feira (30/11):

Tempo: céu nublado a parcialmente encoberto com pancadas de chuva de forma isolada na divisa com o RS pela manhã, no Oeste e Meio-Oeste e a partir da tarde em todas as regiões.
Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado sobre o Sul do Brasil.

Sábado (1/12) - PANCADAS DE CHUVA EM TODAS AS REGIÕES

Tempo: encoberto com chuva no decorrer da tarde e noite em todas as regiões, devido à aproximação de uma frente fria a SC.
Temperatura: pequeno em declínio no fim do dia.
Vento: nordeste, virando para sul no fim do dia, moderado com rajadas mais intensas.

___________
Domingo (2/12) 

Tempo: Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul e Planalto Norte, sol entre nuvens. Nas outras regiões, chuva entre a tarde e à noite. Nas demais regiões a qualquer hora do dia.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste, moderado com rajadas mais intensas.

___________
Segunda-feira (3/12) 

Tempo: o tempo volta a melhorar em todas as regiões.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste, moderado com rajadas mais intensas.
___________

TENDÊNCIA de 5 a 14 de dezembro de 2018

Na maior parte do período, predomínio de sol e temperatura elevada em SC. Condição de chuva principalmente em torno do dia 7, devido à passagem de frente fria, mas sem indicativo de chuva intensa.

Marcelo Martins - Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.


----------------------------------------------------------------------------------------------------


Dezembro de 2018 e Janeiro - Fevereiro de 2019

Verão dentro da normalidade na maior parte de SC!


Precipitação:


A previsão para o trimestre é de chuva na média climatológica na maior parte do estado e ligeiramente abaixo da média na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte em especial nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

Ressalta-se que eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. 


Climatologia (o que se espera para a época do ano):


No mês de dezembro, a média de chuva é de 150 a 200 mm no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, e entre 100 a 140 mm nas demais regiões. Em janeiro e fevereiro, a média é de 130 a 230 mm, mais elevados no Oeste e sobretudo na Grande Florianópolis e Litoral Norte.


Em dezembro, a chuva é mais frequente na segunda quinzena. Em janeiro e fevereiro, já com características de Verão, a chuva convectiva (curta duração) ocorre com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. Nos últimos meses da Primavera ainda ocorre chuva em forma de pancadas, com temporais e acumulados significativos em curto espaço de tempo, com granizo e ventania.


Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem rápida de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuva mais intensa especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde).

No Litoral, a circulação marítima, ventos que sopram do mar trazendo mais umidade para o continente, contribuem com mais nebulosidade e chuva ocasional em especial no início e fim do dia, no Litoral e Vale do Itajaí.

Ciclones extratropicais são mais raros no verão, porem quando ocorrem intensificam o vento no litoral e deixam o maragitado, com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.


Temperatura:

A previsão para o trimestre é de temperatura dentro da média climatológica na maior parte do Estado e acima da média no Meio-Oeste, em especial nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

Ressalta-se que no Verão, e sobretudo em dezembro, nas áreas altas do estado podem ocorrer noites frias para a época do ano, com episódios de geada fraca e com curta duração nas madrugadas nas áreas altas do Planalto Sul. Em dezembro ainda há condições favoráveis à ocorrência de nevoeiros, com redução de visibilidade em áreas costeiras e o nevoeiro marítimo pode estender-se por algumas horas ou da noite até parte do dia seguinte.

Foto: Luciano Mader
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia