A comarca de Armazém, no Sul do SC, comemorou nesta semana os 15 anos de sua instalação. Além do aniversário, a comarca também celebra a digitalização de 100% do acervo processual.
Como ocorreu no primeiro, no quinto e no décimo aniversário da comarca, os servidores e demais profissionais celebraram a data especial. Uma placa foi descerrada alusiva aos 15 anos com os nomes dos atuais servidores da comarca e o certificado de Unidade Digital.
Além da cidade-sede, a comarca abrange as cidades de Gravatal e São Martinho, atendendo cerca de 23 mil habitantes. Na Vara Única, sob a titularidade do juiz Rodrigo Fagundes Mourão, ingressam em média 250 processos por mês, sendo 75% cíveis e 25% criminais.
Acontecem, em média, 113 audiências por mês, parte delas realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com foco em conciliação, mediação e transação penal. Todos os 6.500 processos da comarca estão digitalizados e os novos que ingressam tramitam somente em meio digital.
Inicialmente instalado em estrutura cedida pela prefeitura de Armazém, o atual fórum da Comarca foi inaugurado em junho de 2014. Dentre servidores, estagiários, terceirizados e demais profissionais que atuam no Fórum Juiz João Ruy Spoganicz, somam-se 46 pessoas.
Passaram pela comarca os seguintes Juízes de Direito: Simone Boeing Guimarães Zabot, Débora Driwin Rieger Zanini, Sérgio Renato Domingos, Anuska Felski da Silva, Sancler Adilson Alves e o atual juiz, Rodrigo Fagundes Mourão.