domingo, 29 de novembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
30 ºC 21 ºC
Geral
16/11/2018 17h34

Secretaria de Estado da Saúde encaminha transplante de córneas no Sul

Outro transplante bastante esperado para o Sul é o de rins.
Secretaria de Estado da Saúde encaminha transplante de córneas no Sul
Com o Banco de Olhos da Região Sul funcionando em Criciúma desde o dia 20 de julho, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) encaminha agora o processo para que a região tenha também o serviço de transplante de córneas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na manhã desta sexta-feira, dia 16, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e o coordenador da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), Dr. Joel de Andrade, estiveram em reuniões com representantes dos hospitais Regional de Araranguá (HRA) e São José (HSJ), de Criciúma.

Ficou definido que serão instalados dois ambulatórios públicos para recepção dos pacientes que necessitam de transplante: um na Policlínica de Araranguá e outro na Policlínica Municipal de Criciúma (PAM). "O Hospital Regional de Araranguá vai iniciar agora os trâmites para começar a fazer transplante de córnea. Tudo isso faz parte da nossa política de Regionalização da Saúde, incentivada pelo governador Eduardo Pinho Moreira e que visa levar diferentes especialidades médicas para todas as regiões do Estado, mais perto das pessoas. Hoje o transplante pelo SUS ainda é feito em Florianópolis, apesar de já termos a captação e preservação de córneas doadas no Sul. O objetivo é que o paciente passe por todas as etapas na sua própria região", ressalta o secretário Acélio Casagrande.
No dia 5 de novembro a SC Transplantes realizou a segunda Capacitação sobre Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular no Sul, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma. "Profissionais dos hospitais da região foram convidados para que mais deles sejam capacitados a conversar com os familiares dos doadores e a realizarem o processo de captação das córneas. Os hospitais São José, de Criciúma; Regional de Araranguá e o de Tubarão já fazem bastante isso. Os hospitais de menor porte passarão a contar com a ajuda destes para treinamento dos enfermeiros", explica Dr. Joel de Andrade.

Transplante renal no São José

Outro transplante bastante esperado para o Sul é o de rins e o Hospital São José, de Criciúma, já se colocou à disposição para realizar. Para isso, hospital e Secretaria de Estado da Saúde irão buscar a reativação ainda neste ano de portaria do Ministério da Saúde que autoriza o São José a fazer o procedimento.

Atualmente as pessoas que necessitam de transplante de rim pelo SUS no Sul precisam se deslocar para Blumenau.
Fonte: Engeplus
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia