Geral
14/11/2018 01h03
Morre José Müller, primeiro reitor da Unisul
Autor de mais de 200 ensaios, análises e artigos científicos, o ex-reitor também elaborou projetos voltados para o fomento do turismo cultural-religioso. Como docente, pesquisador e reitor, valorizou a integração da universidade com as comunidades e ainda preservou a sua relação com entidades de bairros de Tubarão.
Morreu nesta terça-feira, aos 82 anos, o professor José Müller, primeiro reitor eleito na Unisul, em Tubarão.
O velório será realizado no Salão Nobre da Unisul, a partir desta quarta-feira. Depois o corpo será transladado ao crematório de Içara. O professor deixa esposa e dois filhos.
José Müller
Economista de formação universitária, Müller implantou o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fessc em 1969 e o dirigiu por 20 anos. Com a visão da universidade participativa, envolveu o departamento em planejamentos governamentais de Tubarão, da microrregião e do Estado, principalmente na gestão de Colombo Machado Salles. Estudos e projetos desenvolvidos por 60 equipes interdisciplinares coordenadas por Müller contribuíram para o crescimento sustentável da região.
Autor de mais de 200 ensaios, análises e artigos científicos, o ex-reitor também elaborou projetos voltados para o fomento do turismo cultural-religioso, por entender que uma cidade não atrai visitantes se não valorizar suas tradições culturais e os ambientes naturais.
Como docente, pesquisador e reitor, valorizou a integração da universidade com as comunidades e ainda preserva a sua relação com entidades de bairros de Tubarão. José Müller se definia como um apaixonado pela sala de aula. E a Unisul o tem como um exemplo de professor, identificado com o espírito comunitário da instituição.
Pesquisa currículo: Unisul e Diário do Sul
Foto: Álbum de família: Esposa e a Joce Didio, sobrinha, considerada como filha.