sábado, 31 de outubro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
22 ºC 12 ºC
Geral
13/11/2018 20h35

Mutirão: Mais de 100 pacientes de Laguna serão beneficiados com cirurgia de catarata

Uma equipe de 14 oftalmologistas de SP realizará os procedimentos no Hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte. A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar o comprometimento total da visão.
Mutirão: Mais de 100 pacientes de Laguna serão beneficiados com cirurgia de catarata

A Secretaria de Saúde em parceria com o governo do estado organiza, junto com outras prefeituras da Amurel, um mutirão de cirurgia de catarata. Serão 112 pacientes de Laguna beneficiados nesta sexta-feira, 16.


Os exames preparatórios foram disponibilizados gratuitamente pelo município aos usuários e o Governo do Estado custeará as cirurgias. Uma equipe de 14 médicos oftalmologistas de São Paulo realizará os procedimentos no Hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte.


A secretária de Saúde, Valéria Olivier, esteve conversando com os pacientes nesta segunda-feira (12) para organizar a logística de transporte. “Cada paciente deverá ir com um acompanhante, então serão 224 pessoas. Quem tiver condições irá com transporte próprio e as pessoas que não puderem serão levados com transporte da secretaria de saúde”, explica. Após 24 horas, os usuários devem retornar ao hospital para uma consulta de avaliação pós cirúrgica.


O que é catarata?


A catarata é uma doença caracterizada pelo comprometimento do cristalino do olho o que leva à perda progressiva da visão e pode acontecer ao longo da vida ou logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita.


A principal causa dessa doença é o envelhecimento do cristalino, por isso que é muito frequente na população idosa, porém pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticóides, pancadas, infecção ocular e tabagismo. A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão.


PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia