sábado, 05 de dezembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
20 ºC 17 ºC
Geral
12/11/2018 18h15

Festa da Cultura Açoriana terá delegação de Laguna

O município de Laguna estará representado através da Fundação Lagunense de Cultural, o Grupo Cultural Casa da Dindinha e os artesãos. A expectativa é de até 60 pessoas, uma das maiores.
Festa da Cultura Açoriana terá delegação de Laguna
Laguna participará durante os dias 16, 17 e 18 de novembro da 25º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina - AÇOR. A representação da cidade será através de estandes e apresentações culturais.

No espaço será criado um ambiente idêntico a de uma casa açoriana. Serão expostos parte das peças do museu itinerante (como o pilão, renda de bilro, etc), miniaturas de carro de boi em madeira, canecas e louças pintadas com os pontos turísticos, trabalhos feitos em conchas, dentre outros. Os trabalhos também ficarão expostos para comercialização.

O Município de Laguna estará representado através da Fundação Lagunense de Cultural, o Grupo Cultural Casa da Dindinha e os artesãos. A expectativa é de até 60 pessoas, uma das maiores.

Convocação

Qualquer artesão que trabalhe com produtos com identidade cultural de base açoriana e tem interesse em participar da delegação está convidado a se apresentar dentre os dias 12 a 14 (segunda a quarta-feira), das 13 às 18 horas na Fundação Lagunense de Cultura. Os interessados deverão levar uma amostra do serviço que faz. Maiores informações (48) 3646-2542.

Reunião

Na última quinta-feira (07), ficou definido em reunião através de nomes representativos para a cultura do município as ações que serão realizadas no evento e cronograma de participação.

Reuniram-se o presidente Márcio José Rodrigues Filho, o assessor Wellington Linhares Martins, a conselheira da setorial de artesanatos e organizadora da Feira Livre Sabrina Tolotti, a artesã da Feira da Amizade Dona Julia Guedes, a coordenadora da Casa das Artes, Eliete de Oliveira Souza e o professor do Grupo Cultural Casa da Dindina, Laércio Vitorino de Jesus.

Premiação

A Administração do município de Porto Belo, através da Fundação da Cultura, realizou no dia 31 de outubro o lançamento oficial do 25ª edição da festa cultural. Na oportunidade, foram entregues os troféus Açoraneidade, cujos homenageados foram eleitos pelo Nea - Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.

De Laguna, o pesquisador Wellington Linhares Martins foi um dos contemplados, com a pesquisa iniciada em 2013 que resultou no certificado de registro da pesca artesanal com auxílio dos botos como patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina.

O documento de Laguna foi o número um do Registro dos Saberes Catarinense, um espaço dedicado dentro da Fundação Catarinense da Cultura para o patrimônio imaterial do Estado.

"Este reconhecimento e a participação na AÇOR fazem parte de um projeto do resgate da cultura açoriana do município. Laguna tem que se assumir como uma cidade açoriana. Temos gastronomia, arte, música, folclore e a própria pesca com auxílio dos Botos era entendida como folclore, hoje é um Patrimônio Cultural", afirma,
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia