quinta, 01 de outubro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
ºC ºC
Geral
12/11/2018 14h29

Defesa Civil emite alerta: Quarta-feira com alto risco de temporais em SC

O mapa mostra um aglomerado de várias tempestades, cobrindo uma área de centenas de quilômetros. Conforme previsão já feita pela meteorologia, o forte calor dará uma trégua. As altas temperaturas no estado sofrerão uma queda acentuada. A mudança brusca ocorre a partir de amanhã (13) a noite e durante a madrugada. Atenção aos horários e às orientações dos órgãos de segurança.
Defesa Civil emite alerta: Quarta-feira com alto risco de temporais em SC
Quarta-feira com alto risco de temporais em SC

O alerta foi emitido pela Defesa Civil de SC nesta segunda-feira (12), conforme projeção da Epagri/Ciram. 

Horários de início e término da condição climática:
Início: 14/11/2018 às 3h
Fim: 14/11/2018 às 22h



Regiões: todas, especialmente o Oeste.

Previsão: alto risco de temporais localizados com chuva forte em alguns momentos, descarga elétrica, granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h, começando pelo oeste e sul do Estado no decorrer da madrugada e manhã, e nas demais regiões a partir da tarde. Acumulado de chuva: 40 a 60 mm em média no Oeste e Meio-Oeste e de 15 a 30 mm nas demais regiões, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema: avanço de uma frente fria por SC.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas (Epagri/Ciram)
_____________

MONITORAMENTO SDC/SC - 12/11/2018 - A análise sinótica desta manhã de segunda-feira mostra a presença de uma massa de ar quente sobre Santa Catarina, mantendo um padrão semelhante ao verão no território catarinense.
Ar quente e úmido sopra de noroeste a 1500 metros de altitude em direção a Argentina, Uruguai e sudoeste do RS, devido a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) naquela região, que se estende de um centro de baixa pressão no norte argentino. Esse cavado, com o aporte de calor e umidade e a presença da Corrente de Jato (ventos fortes no alto da atmosfera), forma um intenso sistema convectivo, ou seja, um aglomerado de várias tempestades, cobrindo uma área de centenas de quilômetros.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
_____________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia