sábado, 26 de setembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
27 ºC 14 ºC
Geral
06/11/2018 22h14

Fonte da Carioca, em Laguna, será fechada para manutenção

Trata-se de uma forma preventiva para continuar oferecendo água gratuita à população.
Fonte da Carioca, em Laguna, será fechada para manutenção
Em uma reunião nesta terça-feira, 6, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), por votação dos integrantes, foi sugerido o fechamento para manutenção da Fonte da Carioca. Uma forma preventiva para continuar oferecendo água gratuita à população.

O governo municipal recebeu o documento acatando imediatamente.  Já está tomando as medidas necessárias para a interrupção do fornecimento da água nas próximas horas e o retorno das atividades o mais rápido possível.

A medida foi tomada baseada em laudos laboratoriais. O engenheiro químico e professor da Udesc, Cristian Berto da Silva, e o professor da Unisul, Jonathan Alexserden Bork, doutor em engenharia química, foram os convidados da reunião para tirar dúvidas.

Participaram representantes do governo, como o procurador Antônio dos Reis; presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Patrick de Souza; da Secretaria de Pesca, Hector Candemil, também representantes do Iphan, Marinha, Udesc, vereador Peterson Crippa e integrantes da sociedade civil.




Comunicado Comdema

Reuniu-se neste dia 6 de novembro de 2018, na sala de reunião da Udesc, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Na pauta, os resultados das análises da água da Fonte da Carioca. Após discutido e aprovado foi sugerido pelo Conselho o fechamento imediato da Fonte da Carioca para fins de manutenção, sendo que a última foi realizada há 8 anos.

Tal providência é imediatamente necessária a fim de estabelecer o consumo de água pela população, tendo em vista que alguns parâmetros dignosticados por laudos estão em desconformidade com a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) tais como:

PH - responsável pelo parâmetro de estabilidade da água - apresenta diferenciações;

Alumínio - está dentro da faixa limite para o consumo;

Sólidos totais dissolvidos - são matérias orgânicas (fragmentos de folhas e galhos decompostos) e foi diagnóstico pelo laudo, conforme três testes examinados por laboratórios à pedido do Comdema. O laudo não apresentou a presença de coliformes fecais.

Destaque que, o Conselho se compromete no acompanhamento e aconselhamento das medidas necessárias ao retorno das atividades da Fonte da Carioca.

Carla de Souza SilveiraPresidente do Comdema
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia