Rodrigo pratica ciclismo há cinco anos. Ele começou porque estava acima do peso e criou o hábito de pedalar. O que iniciou por uma necessidade, hoje virou paixão e o colocou em eventos esportivos dessa natureza.

O tubaronense Rodrigo Nandi, 39 anos, conquistou o título Super Randonneurs, dado ao ciclista que completa toda a série no calendário estabelecido na modalidade (2017 e 2018). O evento ciclístico ocorreu entre os dias 11 e 14 deste mês com trajetos percorridos em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para alcançar o título, o participante precisa executar todas as provas (200, 300, 400, 600 e 1000km) em uma série que inicia em um ano e vai até o ano seguinte. “Não é uma corrida, porém existem regras e tempo limite para chegar aos pontos de controle para não ser desclassificado. Audax 1000 km nas alturas em Urussanga”, explica.
Rodrigo pratica ciclismo há cinco anos. Ele começou porque estava acima do peso, criou o hábito de pedalar e alcançar grandes distâncias. O que teve início por uma necessidade, hoje virou paixão e o colocou em eventos esportivos dessa natureza.
“A sensação é única por ser uma prova de longa distância, você vai durante o percurso pensando em tudo aquilo que passou para enfrentar um desafio dessa grandeza. Os treinos, alimentação, condicionamento físico e principalmente psicológico”, engrandece o ciclista.
O atleta é empresário e atua como gerente-proprietário da Nandi Construção, na Cidade Azul.
Adrenalina: O trajeto percorrido

A saída ocorreu em Urussanga no dia 11. Os participantes passaram por Orleans, Lauro Müller e Guatá, com retorno por São Ludgero, Braço do norte, Tubarão, Imbituba, Palhoça, atingindo vários pontos de controle (pc1s). À noite, a parada foi em Jaguaruna (ponto de sono).
Da Cidade das Praias, os ciclistas partiram no dia (12) seguinte para Passos de Torres (RS) onde percorreram a Estrada do Mar - RS-389, rodovia brasileira que liga os municípios de Osório e Torres. Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Capivari do Sul e Osório foram os pontos.
No dia 13, os esportistas retornaram à BR-101, em Sombrio, depois foram até Jacinto Machado, Ermo, Turvo, Timbé do Sul, e novamente em Jaguaruna, e Sangão. A prova foi finalizada no dia seguinte em Urussanga, alcançando dessa forma o último ponto.
O que é o evento Audax
Audax é o nome dado no Brasil a um evento ciclístico não competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome Randonneur. A modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien França e tem como seu representante, no Brasil, o gaúcho Roberto Penna Trevisan, responsável pelo Randonneurs Brasil.
O grande foco dos eventos no país é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana em seu próprio ritmo (em francês, allure libre), terminando o percurso no tempo limite estabelecido. As distâncias homologáveis e seus respectivos tempos limites são: 200 (13:30), 300 (20:00), 400 (27:00), 600 (40:00) e 1000 (75:00), eventos estes conhecidos como Brevets Randonneurs Mundiais (BRMs).
(http://www.audax-club-parisien.com) (http://www.randonneursbrasil.com.br)