Um grupo de jogadores brasileiros, incluindo Neymar, Thiago Silva, Bruno Henrique, Philippe Coutinho e Gabigol, publicou nesta terça-feira um manifesto contra o uso de gramados sintéticos no futebol nacional. Os atletas criticam a falta de investimento em gramados naturais e pedem que sejam ouvidos sobre o tema. "Futebol é natural, não sintético", destaca o texto compartilhado pelos jogadores.
A discussão sobre os gramados artificiais tem ganhado força, especialmente após mudanças no regulamento da CBF, que permitiram o uso dessas superfícies em competições nacionais. Entre os que entraram na onda sobre o assunto está o Atlético Tubarão, que publicou uma imagem de seu gramado natural com a legenda: "Aqui é raiz, viu, Neymar? Nosso tapete é natural! ⚽🔥 Aparece na nossa Vila!".
Atualmente, o uso de grama sintética é permitido pela CBF, e os clubes que adotam essa estrutura devem liberar o campo para treino dos adversários antes das partidas pelo Brasileirão. No entanto, o debate sobre a qualidade do jogo e o impacto nas condições físicas dos atletas segue em pauta.