Durante 10 dias o coordenador de captação, observador técnico, analista de mercado e treinador da base do Grêmio de Porto Alegre estiveram na região para avaliar novos talentos do futebol.
Neste período, mais de 500 jovens participaram dos testes. Divididos em grupos, que foram diminuindo a cada fase, até que ao final da última etapa, 25 jovens foram escolhidos, com idades entre 10 e 17 anos.
Do total, 10 são natural de Tubarão, 2 de Criciúma, 1 de Laguna, 2 de Capivari de Baixo, 2 de Forquilhinha, 1 de Praia Grande, 2 de Araranguá, 1 de Gravatal, 1 de Armazém, 1 de Sapiranga/RS, 1 de Itajaí e 1 de Camboriú.
As avaliações aconteceram em quatro locais diferentes. Em Tubarão no campo do Santos no bairro São Martinho. Em Capivari de Baixo no campo do Bandeirantes no bairro Vila Flor e em Pescaria Brava nos campo do Botafogo de Santiago e Juventude.
"Recebemos muitos elogios por parte do Grêmio, tanto da organização da avaliação, quanto do trabalho que estamos desenvolvendo aqui no nosso Núcleo. Desses 25, um já está indo com contrato assinado com o Grêmio, 5 deles estão indo diretamente para o grupo da base lá de Porto Alegre, para um período de adaptação e os restantes participam de outras etapas de avaliação e monitoramento lá no Rio Grande do Sul" comemora Laurence Silvestri, coordenador do Núcleo de Captação do Grêmio em Santa Catarina.
A avaliação contou com apoio da Prefeitura de Pescaria Brava, através da Secretaria de Esportes, das diretorias dos clubes que cederam os campos e do Mini Kalzone.