O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta semana a convocação de 147 atletas de nove modalidades que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro.
Dentre os nomes que irão competir no Velho Continente, um deles é uma grande notícia para Santa Catarina: Ezequiel Correa, mais conhecido como Zico, será um dos representantes brasileiros no halterofilismo.
Natural de Tubarão e residente de Capivari de Baixo, Zico treina o esporte desde 2005. Em 2014, quando participou de uma competição estadual, conheceu o observador e técnico da Seleção Paralímpica de Santa Catarina. Neste ano,
Zico fará sua primeira participação em Jogos Paralímpicos. “Faz 10 anos que eu espero essa convocação. Naquele momento, a emoção tomou conta de mim”, disse o atleta à reportagem do HC Notícias.
Questionado sobre sua expectativa para a competição, Zico não exitou. “Eu vou em busca da minha melhor competição, e mirando uma medalha”, afirma.
Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Em Paris, o pódio poderá ter um representante do Sul catarinense.